top of page

Travis Walton – O caso de abdução mais documentado da história da ufologia

5 de novembro de 1975.


Floresta Nacional de Apache-Sitgreaves, próximo ao vilarejo de Snowflake, Arizona.

O lenhador Travis Walton fora designado a podar arbustos e pequenas árvores na companhia de outros seis homens: Mike Rogers, Ken Peterson, Allen Dallis, John Goulette, Dwayne Smith e Steve Pierce.


O grupo havia sido contratado pelo Serviço Florestal dos EUA.


Escute o artigo em formato Podcast Narrativo com efeitos sonoros no melhor estilo Rádio Novela.



Um caso muito bizarro


Nesse dia, no final do expediente, por volta das 18 horas, os homens subiram na camionete e no caminho de casa avistaram uma luz intensa que vinha de trás das árvores.


No início, os lenhadores pensaram que se tratava de um incêndio na floresta e decidiram chegar mais perto.


Mas, ao se aproximarem do local, se depararam com um OVNI pairando a cerca de 5 metros do chão.


Segundo relatos posteriores, o objeto media aproximadamente 6 metros de diâmetros e 2,5 metros de altura e tinha formato de disco com uma série de linhas escuras em sua superfície.


Os homens ficaram estupefatos, e Travis Walton — que na época tinha 22 anos — resolveu saltar da camionete e saiu correndo em direção ao disco voador. Seus amigos começaram a gritar pedindo para que ele voltasse.


De repente, o objeto que estava parado flutuando no ar, começou a girar. Walton se assustou e tentou se esconder atrás de uma pedra, mas era tarde demais.


Do disco voador saiu uma luz azulada como uma descarga elétrica que atingiu em cheio o rapaz.


A Abdução


Seus amigos, que regulavam todos a mesma faixa etária, disseram mais tarde que seu corpo começou a levitar, arqueado para trás, e chegou a ficar a cerca de 3 metros do solo. Logo depois, Walton foi arremessado para longe como um boneco. E permaneceu, estatelado no chão.


Apavorados, seus amigos pensaram que ele havia morrido e temeram serem os próximos. Saíram então em disparada pela estrada a fora.


Pouco depois da fuga, inicia-se uma discussão dentro da camionete. Afinal de contas, eles não poderiam abandonar o seu amigo. Os seis homens, então, decidem voltar ao local do incidente.


A Polícia entra em cena


Ao retornarem, Walton não estava mais lá. Olharam ao redor, procuraram pelas redondezas sem sucesso. Resolveram então chamar a polícia.


A polícia veio até o local e pouco depois os seis amigos já eram suspeitos pelo desaparecimento do amigo.


A notícia do disco voador se espalhou rapidamente pelo vilarejo. Em questões de horas surgiram curiosos e ufólogos em buscas de pistas e evidências.


Uma equipe de buscas foi acionada para vasculhar toda a área. E uma investigação foi aberta. Era inverno e as chances de encontrar Travis Walton com vida eram mínimas.

A polícia, por sua vez, não acreditou no relato dos rapazes e chegou mesmo a cogitar que a história do OVNI era um álibi para encobrir um assassinato.


O mais intrigante para os policiais era o fato de que os seis rapazes estavam visivelmente abalados e extremamente transtornados com o ocorrido. Quase em estado de choque. Alguma coisa não se encaixava naquela história. Para os policiais era difícil acreditar que um disco voador fosse o responsável pelo sumiço de Travis Walton.


Numa tentativa de avançar com a investigação, a polícia submeteu os rapazes ao detector de mentiras, mas todos os seis passaram pelo teste.

O caso ficava cada vez mais bizarro.


Travis Walton liga para o cunhado


No dia 10 de novembro, o caso daria uma enorme reviravolta.


Há exatamente cinco dias depois do desaparecimento, o marido da irmã de Walton recebe uma ligação. Era o próprio Walton que dizia estar numa cabine telefônica perto dali.


Seu cunhado se apressou em buscá-lo e quando chegou ao local indicado, Walton estava desmaiado perto de um posto de gasolina.


Já no caminho de volta pra casa, Walton parecia confuso e não acreditava estar desaparecido por tanto tempo. Para ele a sensação era de ter passado somente algumas horas. E além do mais, ele não parava de repetir o encontro com seres humanoides.


Assim que Walton retornou a casa, seus amigos vieram ao seu encontro. E todos escutaram estupefatos o seu relato do período que permaneceu dentro da nave.


Dentro do Disco Voador


Walton contou que depois que foi atingido pelo feixe de luz, acordou num quarto branco que mais parecia uma enfermaria e se viu rodeado de seres estranhos, baixinhos com os olhos grandes e negros e a cabeça completamente desproporcional ao corpo. Era o que ele viria a comparar, mais tarde, com os seres conhecidos na ufologia como Grays.


As criaturas eram tão assustadoras que Walton entrou em pânico. Mesmo ainda tonto e enfraquecido, se levantou da maca e agarrou o primeiro objeto que encontrara.


Ameaçou as criaturas e conseguiu fugir da sala. No corredor, se deparou com um outro ser, desta vez, um ser com feições e traços humanos. Ao vê-lo, Walton se acalmou e começou a perguntar onde ele estava. O homem o conduziu a um pátio, que parecia um hangar cheio de discos voadores.


Dali, os dois entraram numa sala, onde havia outros seres de aparência humana.


Gentilmente, o colocaram numa maca e lhe deram uma máscara. Ele adormeceu logo em seguida. E depois disso, a única lembrança é ver um disco voador se distanciando, enquanto ele estava deitado no acostamento de uma estrada perto da cabine telefônica.


O caso virou filme


Esse foi o caso de abdução mais comentado, mais investigado e mais difundido na mídia.

Em 1978 Travis Walton escreveu um livro que virou filme em 1993, Fogo no céu.


A repercussão foi tanta que a pedido de ufólogos, Travis Walton foi submetido ao detector de mentiras e passou no teste. Os sete lenhadores envolvidos no incidente concederam, na época, inúmeras entrevistas e protagonizaram documentários para diferentes canais de TV.


Porém, uma grande parte de céticos criticam as versões apresentadas dizendo haver contradições nos relatos e uma série de lacunas no caso.


Mas, o fato é que o Caso Travis Walton se tornou o caso de abdução mais bem divulgado e documentado de toda a História da Ufologia.


Artigo de Marcelo Madeira

 

Oficineiro Podcast

Travis Walton






0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page