O que é Saúde? Podcast Narrativo

Atualizado: 14 de set.

Desde tempos remotos a humanidade se preocupa em compreender o que é, de fato, a saúde.



Descubra as definições de Saúde no decorrer do tempo, desde da Grécia Antiga aos dias de hoje.





APOIE NOSSO PODCAST - UNIVERSO CANDURA


 

Desde tempos remotos a humanidade se preocupa em compreender o que é, de fato, a saúde. Os gregos tinham uma definição de saúde muito ligada ao equilíbrio, estética e a simetria do corpo físico. Para os hindus na Índia, saúde era sinônimo de harmonia com a natureza. Já para os Chineses da Antiguidade, saúde era o reflexo da energia Qi, a energia vital.


Com o avanço da ciência ocidental, a saúde passou a ser denominada como “ausência de doenças” e portanto, todos os esforços têm sido desde então, para o tratamento das doenças. Ou seja, a ciência tem focado mais na doença do que na saúde. Mas isso tem mudado com o passar dos anos.


Nos idos de 1960, saúde era definida como “a perfeição morfológica acompanhada da integridade dos órgãos, ...e do bom desempenho das funções vitais”. Portanto, a saúde, até pouco tempo, era vista apenas como o “vigor físico e o equilíbrio mental”, restrito ao nível da pessoa humana.


Atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) expandiu a definição com os seguintes termos: “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". Portanto, a saúde além de um valor físico e mental passou a ser também um valor social, um valor da comunidade e não apenas restrito ao indivíduo.


Essa ideia de “Saúde Social” nos remente a algo que pertence ao comum, ao conjunto, ao todo, uma visão integral. Basta lembrar que dificilmente um indivíduo pode alcançar equilíbrio emocional se estiver inserido num ambiente de ansiedade, incertezas, maus-tratos e desamor. Porque hoje se sabe que nosso corpo energético, graças ao campo eletromagnético, está sempre em comunicação com o meio ambiente que nos rodeia.


Artigo de Marcelo Madeira


Apoie nosso Podcast



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo