top of page

O que é Comunicação Pública?

Sejam muito bem-vindos, sejam muito bem vindas ao primeiro episódio do podcast O Hierofante! Vamos adentrar o fascinante mundo da Comunicação, um tema que desempenha um papel essencial na sociedade contemporânea.


Comunicar de forma eficiente é uma habilidade humana intrínseca e indispensável para construir pontes, transmitir informações e influenciar pensamentos. Portanto, é uma área que exige muita responsabilidade.


Neste episódio, abordaremos os conceitos fundamentais, os desafios e os potenciais impactos da Comunicação Pública na construção da nossa democracia e cidadania.


Preparem-se para expandir seus horizontes e aprofundar seus conhecimentos nesta jornada de descobertas sobre "O que é Comunicação Pública?".


Escute o episódio na íntegra com o depoimento da Professora Elis Regina Araújo



A Comunicação Pública é uma forma de comunicação que busca informar, engajar e envolver a sociedade, promovendo, principalmente, 3 fatores:


✅ Transparência dos órgãos governamentais


✅ A participação cidadã nas decisões das políticas públicas


✅ E a prestação de contas da gestão pública


Enquanto a comunicação privada busca atender aos interesses de um grupo específico ou a fins lucrativos de empresas, a comunicação pública tem um caráter mais amplo, abrangendo a esfera pública e visando ao bem comum.


A Comunicação Pública tem a responsabilidade de fornecer informações relevantes e verídicas aos cidadãos, permitindo que eles tomem decisões informadas e participem ativamente da vida política, social e econômica do país.


Portanto, a Comunicação Pública promove a comunicação entre:


✅ Instituições governamentais...

✅ Organizações públicas...

✅ e... o Público em geral.


Então olha só, a comunicação pública bem elaborada com estratégia e planejamento, pode sim, desempenhar um papel crucial na promoção da democracia e da cidadania.


Através da transparência, da participação cidadã, da responsabilidade e do empoderamento dos cidadãos, a comunicação pública cria um ambiente propício para o fortalecimento dos valores democráticos e para o engajamento ativo dos indivíduos na sociedade.


É importante lembrar que o conceito de comunicação pública não é novo. No Brasil, a comunicação pública esteve muito atrelada a comunicação governamental.


E historicamente, o Brasil conheceu infelizmente, no decorrer das últimas décadas, uma série de governos autoritários que transformaram a comunicação governamental numa comunicação de propaganda.


Eu pretendo aqui nesse blog tratar sobre essa diferenciação de maneira mais aprofundada.


Eu acho sim que é muito necessário diferenciar com todo rigor e todo o discernimento, o que é comunicação pública, o que é comunicação governamental, o que é comunicação de propaganda, o que é propaganda política e o que é marketing político.


Comunicação Pública

Então, continue aqui com a gente. Nós vamos tratar sobre esses temas de forma bem clara, porque eu faço questão de distinguir esses conceitos para que não haja confusão.


No meu entender, um dos maiores destaques da comunicação pública, é o fato de dar ao cidadão e a cidadã, o protagonismo. É colocá-los no centro das decisões das políticas públicas.


Então, continuando o raciocínio: Os sucessivos governos autoritários no Brasil desde a proclamação da República, fizeram com que todas as iniciativas implantadas para uma Comunicação Pública de qualidade e verdadeiramente democrática fossem suprimidas ou desmanteladas.


Isso é fato. Isso é História do Brasil.


Portanto, a noção de comunicação pública no Brasil veio mesmo a partir dos anos 90 depois da Constituição cidadã de 1988. Foi a partir daí que a gente conseguiu elaborar mais esse conceito do que é Comunicação Pública e suas finalidades, embora ainda haja muita deficiência na sua aplicação prática.


Hoje, no início da década de 20 do século 21, a situação é mais confortável. Embora ainda haja no Brasil, em alguns setores conservadores da sociedade, intentonas autoritárias e golpistas, nós vivemos uma era tecnológica mais avançada, conhecida como a era digital, o que em tese, favorece a implantação de uma Comunicação Pública mais eficiente que fortaleça a democracia e a cidadania.


Por essas e por outras, vamos fortalecer a comunicação pública nas redes sociais. Ao fortalecer a comunicação pública estamos fortalecendo a democracia e a cidadania.


Discuta esse tema com os seus amigos, promova debates, compartilhe conteúdos sobre o assunto. Não há construção da democracia sem o diálogo.


Universo Candura


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page