Edição e Mixagem

Atualizado: há 6 dias

O que é edição de áudio?

Por definição, a edição pode ser entendida como um processo de organização do material gravado.


Na cadeia produtiva, a edição faz parte do processo de pós-produção, ou seja, o editor vai atuar de forma operacional depois que o áudio já foi gravado.


Estão entre as suas funções: Cortar trechos de áudios, copiar tracks, colar, renomear, normalizar, entre outras.


Vale ressaltar que um bom editor pode e deve participar das etapas anteriores como a gravação por exemplo, com o objetivo de garantir que o áudio esteja sendo captado da melhor maneira possível, e que a edição deste áudio possa ser feita visando os melhores resultados.


O que é Mixagem?

A mixagem é a mesclagem de todas as faixas diferentes, junto dos efeitos e processamento para fazer uma música finalizada. O resultado final é um arquivo estéreo de duas faixas. Ajuste de volume e EQ para que cada instrumento seja ouvido. Uso de “panning” para fazer o som dos instrumentos saírem do alto falante esquerdo ou direito.


Na mixagem são estabelecidos os níveis de volume para cada voz e timbre de cada um dos instrumentos da música. Todos eles serão integrados e equilibrados para formar a música da forma que ela será ouvida.


Assim, é basicamente uma gravação multitrack. Várias partes individuais e instrumentos são utilizados para que juntos eles formem uma canção com sincronia e fluidez.


Seu principal objetivo é obter um equilíbrio entre o volume e timbre de todos os componentes de forma que todos possam ser ouvidos claramente.


Artigo de Marcelo Madeira

 

Participe da nossa Oficina de Narrativas


Saiba mais



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo