DAW, Interface & Microfones


O que é um DAW?


Um DAW (Digital Audio Workstation) é um software que lhe permite gravar, editar, mixar qualquer tipo de áudio.


Existe Software de edição de áudio de todos os gostos e preços. Para quem está começando no podcast, eu aconselho o Audacity. Para os podcasts mais elaborados, o Reaper ou o Studio One.


Os três softwares citados acima funcionam muito bem gratuitamente.



O que é uma interface de áudio?


A interface de audio, também conhecida como placa de som, é um acessório eletrônico utilizado para converter o sinal analógico de um microfone ou instrumento em um sinal digital.


No caso de produção de podcast, ela é necessária para que seu computador reconheça o microfone. A interface, então nesse caso, seria a ligação entre o seu microfone e o software de edição.


Interfaces de áudio, geralmente, são caras. Mas para uma produção caseira existem boas interfaces com preços bem acessíveis.



Microfones


Encontrar um bom microfone que caiba no seu orçamento não uma tarefa das mais simples. A escolha do microfone vai depender do formato do seu podcast, da identidade sonora que você busca para o seu podcast.


E do grau de elaboração do seu podcast. O importante é ter um microfone que obtenha um som limpo e valorize o seu tom de voz.


São inúmeras as ofertas hoje no mercado. Basicamente, existem dois tipos de microfone: o condensador e o dinâmico.



Microfones Dinâmicos


O microfone dinâmico é desenvolvido para minimizar as microfonias. Geralmente, é bem resistente e capta pouca sonoridade externa.


A grande vantagem é que ele pode ser utilizado em inúmeros tipos de ambientes, e também não necessita de fontes ou captações externas, como interface de áudio, por exemplo.



Microfones Condensadores

Os microfones condensadores são utilizados em estúdios de gravação. Captam melhor as frequências altas e baixas. Necessitam de uma interface de áudio. O som é limpo e rico em detalhes.


A desvantagem é que eles não são recomendados para utilização em qualquer tipo de ambiente. Eles são muito sensíveis e captam facilmente os ruídos externos. Portanto, ao usar um microfone condensador, certifique-se de que você está num lugar tranquilo e silencioso.


Mas se você quiser praticidade, você pode sim captar a sua voz com o próprio microfone do celular. Claro, ele não vai ter a qualidade de um bom microfone, mas vai dar pra tirar o seu podcast do papel.


E muito mais do que isso, caso você tenha um podcast mais voltado a mensagem, mais preso ao texto, mais preocupado com o conteúdo do que a forma, o microfone do celular pode ser uma grande mão na roda.


Artigo de Marcelo Madeira


 

Participe da nossa Oficina de Narrativas


Saiba mais




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo