Como fazer uma reportagem

A reportagem nada mais é do que narrar um fato que ocorreu ou está ocorrendo.

É contar uma história. E como toda história, ela deve ser conduzida de forma clara e concisa. Uma reportagem pode ser expositiva, interpretativa ou opinativa.


Na expositiva, os fatos são apresentados de forma simples e objetiva.

Na interpretativa, os acontecimentos e os comentários estão conectados entre si.

Na opinativa, os fatos são apresentados juntos com a opinião do repórter.


1º passo

Coleta de informações:

Escolha o tema. Pesquise sobre o assunto. Pesquise sobre as empresas, ou cooperativas, pessoas ou programas envolvidos no tema escolhido. Busque mais de uma fonte para checar os fatos. Verifique os nomes, as datas e as informações reunidas para ver se estão corretas. Anote tudo.


2º passo


Faça entrevistas:

Converse com as pessoas envolvidas. Colha o depoimento dessas pessoas. Procure os responsáveis pelo evento ocorrido, e os participantes desses eventos. Marque um horário para fazer a entrevista. Elabore as perguntas, mas não se prenda a elas. Pense na entrevista como uma conversa. Grave a entrevista. Anote o nome correto de cada entrevistado.

3º passo


Escreva o Roteiro

Inicie o roteiro com o nome do episódio. Ele deve estimular a curiosidade do ouvinte. Uma chamada clara, precisa. Use palavras chaves que facilitem o entendimento. Pense também na descrição do seu episódio. Um pequeno parágrafo de abertura com o máximo de informações básicas e concisas.


O roteiro de boa reportagem em formato áudio deve conter as seguintes informações sobre o ocorrido: O quê? Quem? Quando? Como? Onde? Por quê?



Importante: Sempre inclua as fontes. E verifique as informações antes de publicá-las.






A diferença entre Notícia e Reportagem


A notícia notifica um fato. A reportagem é algo mais investigativo, levanta questionamentos, apresenta pontos de vista, etc.


Na reportagem costumam-se integrar várias formas discursivas, em especial a descrição (descreve-se uma situação, locais ou personalidades, linguagem mais explicativa), a narração (onde narra um acontecimento) e a entrevista (coleta de depoimentos).


ATENÇÂO! - Lembre-se, o Podcast é um veículo em formato áudio, então a mensagem deve ser passada de forma mais coloquial. Escrever um artigo para jornal ou revista é diferente de escrever para rádio ou podcast.


Espero que esse pequeno artigo possa contribuir na feitura de um roteiro e produção de um podcast mais jornalístico. O principal na comunicação é termos bom senso, não ofender ninguém, trazer informações corretas, e nunca, nunca induzir ao erro. O bom discernimento faz uma boa reportagem!


Bom trabalho!


Abraços, Marcelo Madeira

 

Oficina Como produzir um Podcast

Nosso foco são as narrativas. Aprender a parte técnica é importante,

Trabalhamos com o manuseio de aplicativos, softwares, microfone adequado, e a aparelhagem necessária para pôr seu podcast no ar.

Mas o que vai diferenciar o seu podcast dos demais, é a linguagem!



O poder da Narrativa! Quer saber mais? Entre em contato!



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo