top of page

Como fazer uma boa entrevista?

Para que não haja percalços durante a produção e complicações na hora da edição, a melhor coisa a se fazer é ter um bom planejamento: Faça a pergunta para si mesmo: O que você quer dessa entrevista? A resposta vai lhe dar o Norte para os próximos passos.


Planeje a entrevista


Escolha o tema. E proponha o tema ao seu convidado para que ele possa se preparar. E tenha esse tema como fio condutor da sua entrevista. Caso o entrevistado saia do tema, você sempre terá as rédeas do seu episódio e o trará de volta ao tema combinado.


Faça uma pesquisa apurada


Pesquise sobre o assunto abordado. Pesquise sobre o entrevistado. Ao fazer o convite, peça que ele próprio lhe forneça material, artigos e links onde seja possível conhecer mais sobre o trabalho do seu entrevistado e o tema abordado. Isso facilitará a sua pesquisa.


Escolha o meio por onde será realizada a entrevista


Hoje em dia ficou muito fácil gravar entrevistas remotamente. Podemos fazer entrevistas pelo Whatsapp, pelo Zoom, por telefone, enfim... são muitas as possibilidades.


O importante é deixar o convidado a vontade. Muitos ainda têm dificuldade com a tecnologia, ou mesmo podem não conhecerem o aplicativo de sua preferência. Neste caso, faça a sugestão e ouça qual é a melhor opção do seu convidado.


Outra coisa importante, você pode mandar as perguntas com antecedência para que o entrevistado as responda depois através de mensagens áudio. Geralmente, isso funciona muito bem com o WhatsApp.


Elabore as perguntas


Mantenha as perguntas numa ordem coerente. Faça uma pergunta por vez. Evite fazer duas perguntas ao mesmo tempo.


Seja flexível e aberto a mudanças. Muitas vezes, uma resposta pode gerar outra pergunta. Essa é a vantagem de fazer a entrevista em tempo real.


Evite perguntas vagas ou genéricas, procure focar suas perguntar ao objetivo do tema abordado.


Caso você não tenha entendido uma resposta, peça que o entrevistado repita; se você não entendeu, muito provavelmente o ouvinte não entenderá também.


Se você achou que a resposta ficou confusa, peça para que o entrevistado repita. Lembre-se: Respostas confusas são mais difíceis de editar.





Espero que você tenha gostado das dicas. Essas são dicas básicas para você começar o seu podcast de entrevistas o quanto antes.


Fique atento no Blog Narra Ativo que outras dicas virão. Dicas mais técnicas de pré-produção, dicas de Escrita Narrativa, Dicas de como trabalhar a sua Linguagem Sonora.


Caso você tenha interesse, leia também o post sobre como editar uma entrevista para o seu podcast. Lá nós vamos falar como estruturar a sua entrevista na hora da edição.


Boa sorte na empreitada e bora criar!






6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page