top of page

Como fazer uma boa entrevista?

Atualizado: 10 de jan.

Para que não haja percalços durante a produção e complicações na hora da edição, a melhor coisa a se fazer é ter um bom planejamento: Faça a pergunta para si mesmo: O que você quer dessa entrevista? A resposta vai lhe dar o Norte para os próximos passos.


Planeje a entrevista


Escolha o tema. E proponha o tema ao seu convidado para que ele possa se preparar. E tenha esse tema como fio condutor da sua entrevista. Caso o entrevistado saia do tema, você sempre terá as rédeas do seu episódio e o trará de volta ao tema combinado.


Oficina de Podcast Narrativo

Faça uma pesquisa apurada.


Pesquise sobre o assunto abordado. Pesquise sobre o entrevistado.


Ao fazer o convite, peça que ele próprio lhe forneça material, artigos e links onde seja possível conhecer mais sobre o trabalho do seu entrevistado e o tema abordado. Isso facilitará a sua pesquisa.


Escolha o meio por onde será realizada a entrevista


Hoje em dia ficou muito fácil gravar entrevistas remotamente. Podemos fazer entrevistas pelo Whatsapp, pelo Zoom, por telefone, enfim... são muitas as possibilidades.


O importante é deixar o convidado a vontade. Muitos ainda têm dificuldade com a tecnologia, ou mesmo podem não conhecerem o aplicativo de sua preferência. Neste caso, faça a sugestão e ouça qual é a melhor opção do seu convidado.


Outra coisa importante, você pode mandar as perguntas com antecedência para que o entrevistado as responda depois através de mensagens áudio. Geralmente, isso funciona muito bem com o WhatsApp.


Elabore as perguntas


Mantenha as perguntas numa ordem coerente. Faça uma pergunta por vez.

Evite fazer duas perguntas ao mesmo tempo.


Seja flexível e aberto a mudanças. Muitas vezes, uma resposta pode gerar outra pergunta. Essa é a vantagem de fazer a entrevista em tempo real.


Evite perguntas vagas ou genéricas, procure focar suas perguntar ao objetivo do tema abordado.


Caso você não tenha entendido uma resposta, peça que o entrevistado repita; se você não entendeu, muito provavelmente o ouvinte não entenderá também.


Se você achou que a resposta ficou confusa, peça para que o entrevistado repita.

Lembre-se: Respostas confusas são mais difíceis de editar.



Oficina de Podcast Narrativo


Espero que você tenha gostado das dicas.

Essas são dicas básicas para você começar o seu podcast de entrevistas o quanto antes.

 

Para se obter uma boa reportagem, não basta só colher os depoimentos e entrevistas. O toque final é a Edição.


Editar a entrevista garante uma experiência mais envolvente para o ouvinte. Durante uma entrevista, é comum que haja momentos de hesitação, repetições ou informações menos relevantes. A edição permite remover essas partes desnecessárias, criando uma narrativa mais clara e coesa. Isso ajuda os ouvintes a acompanhar a história de forma mais fácil e compreensível.


A edição também permite ajustar o ritmo da entrevista, removendo pausas prolongadas, hesitações excessivas ou momentos em que a conversa fica monótona. Ao encurtar ou eliminar esses trechos, você cria uma narrativa mais fluida e dinâmica, mantendo o interesse dos ouvintes ao longo da entrevista.


Como editar uma entrevista para o seu podcast


Antes de começar a edição, escute com muita atenção a entrevista na íntegra, ou seja, escute todo o material bruto, todo o material que foi gravado; as perguntas e respostas.


Escute tudo atentamente, mesmo que tenha sido você o entrevistador.


Escute tudo de novo. Ao escutar, faça anotações:


1- O que ficou interessante?


Geralmente o que saiu bem na entrevista, dará menos trabalho na edição. Por isso a importância de planejar com antecedência a sua entrevista.


2- O que não ficou muito claro?


Anote essa parte, caso você tenha que dedicar mais tempo na edição, para torná-la mais clara.


3- O que na entrevista é redundante?


Evite a redundância, a não ser que você queira enfatizar algo importante. Principalmente, se você tiver episódios curtos no seu podcast.


4- O que ficou longo?


Procure sintetizar a resposta sem alterar o seu conteúdo. A boa edição é aquela que tem um bom poder de síntese. Apare as arestas e traga ao ouvinte aquilo que é mais relevante ao tema abordado.


5- Tem algo que tenha ficado curto? Alguma resposta insatisfatória?


Certifique-se de que a resposta seja clara e completa. Caso você não esteja satisfeito com a resposta, você pode introduzir com algum comentário complementar.


Atenção: Para evitar que respostas insatisfatórias apareçam no processo de edição é muito importante planejar muito bem as perguntas, e principalmente fazer com que o entrevistado entenda a pergunta.


6- Faça todas as anotações necessárias. Anote tudo que tenha lhe chamado a atenção.


Planeje item por item antes de começar a edição. Saiba de antemão o que entra e o que sai. É muito fácil se perder durante o processo de edição.


Faça a seguinte pergunta: “O que você quer dessa entrevista?”


Essa resposta lhe ajudará muito na próxima etapa que é justamente “Como Estruturar a Entrevista”.


Tendo suas anotações à mão e essas considerações em mente, comece então a edição do seu podcast.


DICA: Identifique momentos em que o entrevistado compartilha histórias, exemplos ou casos reais relevantes. Destaque esses trechos, criando uma narrativa mais envolvente. Você pode organizá-los de forma estratégica ao longo da entrevista para manter o interesse dos ouvintes e ilustrar os pontos-chave da discussão.


Como Estruturar a Entrevista


Você tem duas formas básicas para estruturar a entrevista no seu episódio de podcast. É claro que existem diversas possibilidades para estruturar a sua entrevista, mas eu vou lhe mostrar apenas duas para facilitar o seu trabalho.


1ª Estrutura: Divida a entrevista em blocos.


Essa é uma dica para quem tem algo mais elaborado, ou algo mais jornalístico a dizer. Geralmente, a sugestão de dividir em blocos é mais apropriada a entrevistas sobre projetos, iniciativas, algo mais especializado onde há a necessidade de esclarecer os detalhes.


Nesse caso a estrutura seria a seguinte:


No 1º bloco você apresenta o convidado e o tema a ser abordado. Comece a entrevista com uma breve introdução para dar contexto aos ouvintes. Apresente o entrevistado, mencione seu nome, cargo, área de especialização ou qualquer informação relevante.


Você também pode fornecer uma breve visão geral do tópico que será discutido. Faça algumas perguntas iniciais para estabelecer o tom da entrevista e permitir que o entrevistado se sinta confortável. Essas perguntas podem ser mais leves e servir para quebrar o gelo, permitindo que o entrevistado se familiarize com o ambiente da entrevista.


No 2º bloco você desenvolve o tema, se houver tempo, você pode aprofundar o assunto. Esteja preparado para fazer perguntas adicionais com base nas respostas do entrevistado. Essas perguntas improvisadas podem aprofundar determinados pontos, solicitar esclarecimentos ou explorar ângulos diferentes do tópico. Isso ajuda a tornar a entrevista mais interativa e dinâmica.


Mas para que você faça perguntas improvisadas interessantes e pertinentes, é necessário se preparar antes, por isso a importância de estudar e pesquisar muito bem o assunto a ser abordado na entrevista. Se for o caso, abra um bloco só para aprofundar conceitos e experiências do convidado.


No último bloco, você dá espaço para as considerações finais. Permita que seu convidado passe uma última mensagem ou um recado aos seus ouvintes. Disponibilize o link onde seus ouvintes possam encontrar o seu convidado.


Termine agradecendo ao convidado e aos ouvintes que permaneceram até o final do episódio. Encoraje-os a avaliar seu podcast no Spotify e se despeça deixando claro que você voltará com novidades em breve.


DICA: Encerre com uma nota positiva, destacando os pontos-chave discutidos durante a entrevista.


2ª Estrutura: Bate Papo


Aqui o formato é mais informal como nas conversas entre amigos. Essa estrutura cabe bem quando falamos sobre coisas mais generalizadas.


No bate papo, a estrutura não é tão rígida como na estrutura em blocos. Você pode retomar um assunto, ou o próprio assunto pode se transformar num outro tema.


A grande vantagem numa "Estrutura de Entrevista Bate Papo" é que, geralmente, o entrevistado está muito a vontade e provavelmente, ele acabará por dizer coisas que dificilmente você ouviria dele se fosse numa entrevista de estrutura mais rígida.


Por isso, a importância de planejar a sua entrevista com a antecedência e ter sempre a pergunta em mente: O que você quer dessa entrevista?


Comece a entrevista estabelecendo uma conexão com o entrevistado. Faça perguntas iniciais sobre seus interesses, experiências profissionais. Isso ajuda a criar um clima amigável e a estabelecer uma relação de confiança entre vocês.


Seja um ouvinte atento. Preste atenção ao que o entrevistado está dizendo e faça perguntas com base nas respostas do entrevistado. Isso ajuda a manter o fluxo da conversa mais interessante e mais envolvente.


Encoraje a participação ativa do entrevistado. Deixe o entrevistado se expressar livremente e encoraje-o a compartilhar suas opiniões e histórias (Principalmente as suas histórias). Faça perguntas abertas que estimulem respostas detalhadas e pessoais, permitindo que o entrevistado aprofunde suas experiências e pontos de vista.


Ao invés de fazer perguntas estritamente formais, crie um ambiente de diálogo em que ambos possam compartilhar opiniões, trocar ideias e debater pontos de vista. Faça pausas para permitir que o entrevistado também faça perguntas ou comente sobre o que está sendo discutido.


Mantenha a entrevista dentro de um tempo razoável, evitando que se estenda demais. Seja consciente do tempo disponível e, se necessário, gerencie a conversa para garantir que os pontos importantes sejam abordados dentro do tempo determinado.


Espero que esse artigo o tenha ajudado na edição de uma entrevista em formato áudio.


Boa sorte na empreitada e bora criar!


Oficina de Podcast Narrativo

Aqui está um passo a passo para realizar uma entrevista no formato de podcast:

  1. Defina o tema e objetivo da entrevista: Determine qual é o tópico principal que você deseja abordar na entrevista e qual é o objetivo geral. Isso ajudará a direcionar suas perguntas e a manter o foco durante a conversa.

  2. Pesquise sobre o entrevistado: Faça uma pesquisa sobre o convidado que você vai entrevistar. Descubra sua área de especialização, realizações, experiências relevantes e outros detalhes que possam ser interessantes para o seu público. Isso permitirá que você formule perguntas relevantes e demonstre familiaridade com o trabalho do entrevistado.

  3. Entre em contato com o entrevistado: Envie um convite formal para o entrevistado explicando o tema do podcast, o objetivo da entrevista e os benefícios para ambos os lados. Forneça informações sobre a duração estimada da entrevista e a data e hora propostas. Certifique-se de deixar claro que o entrevistado terá a oportunidade de divulgar sua própria marca, se for o caso.

  4. Prepare um roteiro básico: Antes da entrevista, faça um esboço de um roteiro com os principais pontos que você gostaria de abordar. Isso ajudará a manter a conversa organizada e a garantir que você não esqueça de fazer perguntas importantes. Lembre-se de deixar espaço para perguntas espontâneas com base nas respostas do entrevistado.

  5. Prepare suas perguntas: Com base no roteiro, elabore uma lista de perguntas que você gostaria de fazer ao entrevistado. Comece com perguntas mais gerais e avance para questões mais específicas e detalhadas. Procure formular perguntas abertas, que incentivem o entrevistado a compartilhar suas experiências e opiniões.

  6. Prepare o equipamento necessário: Certifique-se de ter o equipamento adequado para gravar o podcast. Isso inclui um microfone de boa qualidade, fones de ouvido para monitoramento do áudio e um software de gravação de áudio confiável. Faça alguns testes antes da entrevista para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.

  7. Estabeleça um ambiente adequado: Escolha um local tranquilo e silencioso para realizar a entrevista. Certifique-se de que não haja ruídos de fundo indesejados, como ventiladores, telefones ou tráfego. Isso ajudará a garantir uma boa qualidade de áudio.

  8. Inicie a entrevista: Comece a gravação do podcast e faça uma breve introdução, apresentando o entrevistado e o tema da entrevista. Deixe o entrevistado se apresentar brevemente e explique como a entrevista será conduzida.

  9. Faça as perguntas: Siga o roteiro e faça as perguntas preparadas. Ouça atentamente as respostas do entrevistado e, se necessário, faça perguntas de acompanhamento para aprofundar o assunto. Encoraje o entrevistado a compartilhar exemplos e histórias que possam enriquecer a entrevista.

  10. Mantenha a conversa fluindo: É importante manter a conversa fluindo e evitar interrupções desnecessárias. Permita que o entrevistado fale sem pressa, mas também esteja atento ao tempo para garantir que você aborde todos os pontos importantes dentro da duração estimada da entrevista.

  11. Encerre a entrevista: Quando estiver chegando ao final da entrevista, informe o entrevistado que você está concluindo. Dê a ele a oportunidade de fazer qualquer comentário final ou promover sua marca ou projetos. Agradeça ao entrevistado pela participação e encerre o podcast de forma adequada.

  12. Edite o podcast: Após a gravação, revise o áudio e faça as edições necessárias. Remova qualquer ruído de fundo indesejado, cortes indesejados ou pausas prolongadas. Adicione música de fundo, se desejar, e ajuste o volume para garantir uma qualidade de áudio consistente.

  13. Publique o podcast: Escolha uma plataforma de hospedagem de podcasts e faça o upload do arquivo de áudio editado. Escreva uma descrição atraente, inclua palavras-chave relevantes e adicione uma imagem de capa atraente. Compartilhe o link do podcast em suas redes sociais e em outros canais de divulgação para atrair ouvintes.


  • Planejamento e preparação:

    • Defina o objetivo da entrevista: Determine o tópico e o propósito da entrevista. Identifique o que você espera alcançar com a conversa.

    • Pesquisa: Faça uma pesquisa aprofundada sobre o entrevistado, incluindo seu histórico, realizações, pontos de vista e tópicos relacionados à entrevista. Isso ajudará você a formular perguntas relevantes.

    • Elabore uma lista de perguntas: Crie uma lista de perguntas que abranjam os principais pontos que você deseja abordar na entrevista. Tenha em mente que as perguntas devem ser abertas e permitir respostas detalhadas.


  • Agendamento:

    • Entre em contato com o entrevistado: Envie um convite formal por e-mail ou telefone, explicando o propósito da entrevista, a duração estimada e as informações básicas sobre o seu podcast.

    • Confirme a data e horário: Após receber a confirmação do entrevistado, estabeleça a data, horário e local da entrevista. Se for uma entrevista remota, verifique a disponibilidade das duas partes para uma chamada por áudio ou vídeo.


  • Pré-produção:

    • Preparação técnica: Teste os equipamentos de gravação e certifique-se de que tudo esteja funcionando corretamente.

    • Roteiro de introdução: Crie um roteiro para a introdução do episódio, incluindo informações sobre o entrevistado e o tema da entrevista. Isso ajudará a estabelecer o contexto para os ouvintes.


  • Realização da entrevista:

    • Quebra-gelo: Inicie a entrevista com uma breve conversa para estabelecer uma conexão e ajudar o entrevistado a se sentir à vontade.

    • Perguntas: Siga o roteiro de perguntas preparado anteriormente, mas esteja preparado para improvisar e fazer perguntas adicionais com base nas respostas do entrevistado.

    • Escuta ativa: Ouça atentamente as respostas do entrevistado e demonstre interesse. Isso incentivará o entrevistado a compartilhar informações valiosas.


  • Pós-produção:

    • Edição: Edite a gravação para remover trechos desnecessários, ajustar o áudio e garantir uma experiência de audição de qualidade.

    • Adição de elementos adicionais: Se desejar, adicione introdução musical, trechos de áudio relevantes ou segmentos de comentários para enriquecer o episódio.


  • Lançamento e promoção:

    • Carregamento: Faça o upload do episódio para a plataforma de hospedagem do seu podcast.

    • Promoção: Promova o episódio em suas redes sociais, site ou por meio de outros canais de divulgação relevantes.



O que é uma entrevista assíncrona? Uma entrevista assíncrona é um tipo de entrevista em que o entrevistador e o entrevistado não estão presentes simultaneamente. Em vez de ocorrer em tempo real, a entrevista é conduzida de forma que as perguntas e respostas são gravadas separadamente em momentos diferentes.

Na entrevista assíncrona, o entrevistador envia um conjunto de perguntas ao entrevistado por escrito, em áudio ou em vídeo. O entrevistado, por sua vez, tem um prazo estabelecido para responder às perguntas de forma detalhada e gravar suas respostas. Essas respostas são enviadas de volta ao entrevistador, que posteriormente edita e compila as respostas em um formato final, seja em texto, áudio ou vídeo.

Uma das principais vantagens da entrevista assíncrona é a flexibilidade de tempo para ambas as partes. O entrevistado pode responder às perguntas no momento mais conveniente para ele, sem a necessidade de agendar uma reunião em tempo real. Isso pode ser particularmente útil quando o entrevistado está em um fuso horário diferente, tem uma agenda ocupada ou está indisponível para uma entrevista ao vivo.

Além disso, a entrevista assíncrona permite que o entrevistado tenha mais tempo para refletir e elaborar respostas mais bem pensadas e detalhadas. Isso pode resultar em respostas mais aprofundadas e elaboradas, o que pode enriquecer o conteúdo da entrevista.

No entanto, uma desvantagem da entrevista assíncrona é a falta de interação direta entre o entrevistador e o entrevistado. A ausência de um diálogo em tempo real pode limitar a capacidade do entrevistador de fazer perguntas adicionais ou buscar esclarecimentos imediatos.

As entrevistas assíncronas são comumente utilizadas em contextos digitais, como em podcasts, blogs, revistas online e outros meios de comunicação em que a interação em tempo real não é essencial ou viável.


Eu espero que este artigo possa ajudar você na elaboração e realização de uma entrevista.


Lembre-se de que a prática leva à perfeição, e a experiência de entrevistar melhorará com o tempo. Seja respeitoso e atencioso com seus entrevistados, e busque sempre fornecer um conteúdo interessante e valioso para seus ouvintes.


Participe do nosso Programa Online Narrativa Jornalística.

Uma oportunidade única para você aprimorar suas habilidades de contar histórias por meio do áudio. Nós aprenderemos técnicas de escrita jornalística e produção de conteúdo sonoro, explorando diferentes estilos narrativos. Você será incentivado a experimentar formatos criativos e receberá toda a nossa orientação para criar narrativas jornalísticas poderosas em formato de podcast, envolvendo e emocionando o público.



Oficina de Podcast Narrativo





bottom of page