top of page

Como editar uma entrevista para o seu podcast?

Atualizado: 21 de jan.

Eu já lhe mostrei como fazer uma reportagem nesse post aqui


Eu já lhe mostrei como fazer uma boa entrevista nesse post aqui


E agora vou lhe mostrar como editar uma entrevista para o seu podcast.


Antes de começar a edição, escute com muita atenção a entrevista na íntegra, ou seja, escute todo o material bruto, todo o material que foi gravado; as perguntas e respostas.


Escute tudo atentamente, mesmo que tenha sido você o entrevistador.


Escute tudo de novo. Ao escutar, faça anotações:


1- O que ficou interessante?


Geralmente o que saiu bem na entrevista, dará menos trabalho na edição. Por isso a importância de planejar com antecedência a sua entrevista.


2- O que não ficou muito claro?


Anote essa parte, caso você tenha que dedicar mais tempo na edição, para torná-la mais clara.


3- O que na entrevista é redundante?


Evite a redundância, a não ser que você queira enfatizar algo importante. Principalmente, se você tiver episódios curtos no seu podcast.


4- O que ficou longo?


Procure sintetizar a resposta sem alterar o seu conteúdo. A boa edição é aquela que tem um bom poder de síntese. Apare as arestas e traga ao ouvinte aquilo que é mais relevante ao tema abordado.


5- Tem algo que tenha ficado curto? Alguma resposta insatisfatória?


Certifique-se de que a resposta seja clara e completa. Caso você não esteja satisfeito com a resposta, você pode introduzir com algum comentário complementar. Para evitar que respostas insatisfatórias apareçam no processo de edição é muito importante planejar muito bem as perguntas, e principalmente fazer com que o entrevistado entenda a pergunta. Caso você não tenha entendido a resposta, peça para a entrevista ser mais claro. Se você não entendeu a resposta, muito provavelmente o ouvinte não entenderá também.



6- Faça todas as anotações necessárias. Anote tudo que tenha lhe chamado a atenção.


Planeje item por item antes de começar a edição. Saiba de antemão o que entra e o que sai. É muito fácil se perder durante o processo de edição. Faça a seguinte pergunta: “O que você quer dessa entrevista?” Essa resposta lhe ajudará muito na próxima etapa que é justamente “Como Estruturar a Entrevista”.


Tendo suas anotações à mão e essas considerações em mente, comece então a edição do seu podcast.


Como Estruturar a Entrevista


Você tem duas formas básicas para estruturar a entrevista no seu episódio de podcast. É claro que existem diversas possibilidades para estruturar a sua entrevista, mas eu vou lhe mostrar apenas duas para facilitar o seu trabalho.


1ª Estrutura: Divida a entrevista em blocos.


Essa é uma dica para quem tem algo mais elaborado, ou algo mais jornalístico a dizer. Geralmente, a sugestão de dividir em blocos é mais apropriada a entrevistas sobre projetos, iniciativas, algo mais especializado onde há a necessidade de esclarecer os detalhes.


Nesse caso a estrutura seria a seguinte:


No 1º bloco você apresenta o convidado e o tema a ser abordado.


No 2º bloco você desenvolve o tema, se houver tempo, você pode aprofundar o assunto. Se preferir, abra um bloco só para aprofundar conceitos e experiências do convidado.


No último bloco, você dá espaço para as considerações finais. Permita que seu convidado passe uma última mensagem ou um recado aos seus ouvintes. Disponibilize o link onde seus ouvintes possam encontrar o seu convidado.


Termine agradecendo ao convidado e aos ouvintes que permaneceram até o final do episódio. Encoraje-os a avaliar seu podcast no Spotify e se despeça deixando claro que você voltará com novidades em breve.


2ª Estrutura: Bate Papo


Aqui o formato é mais informal como nas conversas entre amigos. Essa estrutura cabe bem quando falamos sobre coisas mais generalizadas.


No bate papo, a estrutura não é tão rígida como na estrutura em blocos. Você pode retomar um assunto, ou o próprio assunto pode se transformar num outro tema.


A grande vantagem numa Estrutura de Entrevista Bate Papo é que o geralmente entrevistado está muito a vontade e provavelmente, ele acabará por dizer coisas que dificilmente você ouviria dele se fosse numa entrevista de estrutura mais rígida.


Por isso, a importância de planejar a sua entrevista com a antecedência e ter sempre a pergunta em mente: O que você quer dessa entrevista.


Espero que esse artigo o tenha ajudado na edição de uma entrevista em formato áudio.


Essas dicas são parte do material de apoio que oferecemos nas nossas Oficinas de Podcast. Elas também são material de apoio para quem segue o nosso Podcast Narra Ativo nas plataformas de Streaming.




Para acompanhar e ter acesso ao material de apoio e todos os exercícios de Escrita Criativa propostos no Podcast Narra Ativo no Spotify, basta fazer a sua inscrição gratuita nesse botão aqui.

Atenção!


Todo o nosso material de apoio diz respeito à parte mais criativa do Podcast Narrativo.


Nossas Oficinas dão prioridade ao Storytelling, Escrita Criativa e Linguagem Sonora.


Abordamos também a parte técnica, os aplicativos envolvidos numa produção, dicas de edição, interfaces de áudio, microfone, porém o nosso forte é a Narrativa.


Caso você pretenda editar o seu podcast no aplicativo Anchor, eu deixo aqui o link direto do tutorial do próprio Anchor. Vá direto à fonte!


O Anchor é hoje o aplicativo de produção, pré-produção e distribuição mais completo para você tirar o seu podcast do papel.


Qualquer coisa, estou a sua disposição para elucidar as dúvidas que porventura podem aparecer durante o processo.


Boa sorte na empreitada e...


Bora criar!


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo