Brasil no Salão do Livro de Genebra
Atualizado: 28 de ago.
Em 2014, o Universo Candura, representado por Marcelo Madeira, participou do Salão Internacional do Livro de Genebra a convite da Livraria Varal do Brasil. Eis aqui o relato escrito na época:
O Brasil marcou presença e fez bonito no mais badalado evento literário da Suíça, o Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra realizado anualmente no centro de exposições Palexpo.
Graças ao esforço de Jacqueline Aisenman, escritora e proprietária da Livraria Varal do Brasil, 14 escritores brasileiros de diversas partes do mundo reuniram-se em torno do estande K1324 para celebrar a língua portuguesa.
Diretamente do Brasil vieram os escritores Valdeck Almeida de Jesus, Flávia Assaife e Laudecy Ferreira.
Dos Estados Unidos, Val Beauchamp e Beti Rozen. Da Holanda, Josane Mary Amorim. Da Itália, Ana Miquelin, Rosemary Mantovani e Mariana Brasil. Da Suíça, Sandra Bettonte, Lucia Amélia Brullhardt, Samaritana Pasquier, Jacqueline Aisenman e Marcelo Candido Madeira.
Durante os cinco dias de muita badalação no Salão do Livro em Genebra, a Livraria Varal do Brasil proporcionou diversas atividades literárias, dentre elas, tarde de autógrafos, bate-papo com os leitores, leituras para crianças e uma apresentação de Literatura de Cordel em homenagem ao centenário de Jorge Amado realizada no palco Scéne Libre com os versos de Valdeck Almeida de Jesus e música de Marcelo Candido Madeira.
Brasileiros de diversas partes da Suíça vieram prestigiar o estande da Livraria Varal do Brasil e até mesmo leitores suíços, amantes da língua portuguesa, consumiram livros e conversaram com os escritores.
E como não poderia faltar num salão internacional, houve também a ilustre presença de leitores portugueses e angolanos. O Consulado e a Embaixada do Brasil estiveram presentes na abertura do evento e na apresentação da Literatura de Cordel e demonstraram muito carinho com a iniciativa realizada.
A Livraria Varal do Brasil é uma livraria online especializada em autores de língua portuguesa ou traduzidos para outros idiomas. Segundo a proprietária da livraria Jacqueline Aisenman e a diretora de Marketing Nelma Streel, a ideia principal é trabalhar na divulgação de autores independentes com pouca ou nenhuma visibilidade no mercado editorial. Uma forma de trazer à tona a diversidade literária brasileira.
Artigo de Marcelo Madeira escrito para Revista Via Brasil na Suíça em 2014.
Descubra nossas narrativas sonoras
Contos, Crônicas & Resenhas Sonoras
Escute mais episódios do Universo Candura - Universo Candura (podcastnarrativo.com)
