Agregadores, RSS & Streaming

O que é agregador de podcast?


Os agregadores de podcast são plataformas de distribuição automática do podcast a cada episódio lançado.


Eles permitem o armazenamento e a transmissão de arquivos de áudio, possibilitando o usuário ouvir e baixar podcasts pelo computador ou celular.

Para aumentar a sua audiência é necessário estar em diversos agregadores.


Dentre eles, os principais são o Anchor da Spotify, Spreaker, Apple Podcast, Google Podcasts, Soundcloud, CastBox, Podbean.


O que é RSS?


Uma das formas que esses agregadores utilizam para sempre fazer com que o conteúdo chegue aos ouvintes, é o Feed RSS, que basicamente é uma forma de organizar e distribuir o podcast.


Cada podcast tem um feed, como se fosse o endereço e onde estão armazenadas as informações como, nome e capa do podcast, título de cada capítulo, descrição do episódio e duração.


O RSS (Really Simple Syndication) é um formato de distribuição de informações em tempo real pela internet.


Com esse código RSS, todo o conteúdo desejado vai até você, automaticamente. É só escolher o conteúdo que você quer receber.

Hoje em dia, as plataformas de streaming facilitam muito o nosso trabalho em escolher e receber informações de um código RSS.


O que é Streaming?


O streaming se popularizou nos serviços destinados a distribuição de séries e filmes. O mesmo sistema é hoje usado na distribuição de podcasts. Antigamente, nos primórdios do podcast, os episódios eram distribuídos apenas por RSS Feed. As plataformas de streaming agregaram também o código feed e passaram a distribuir programas em áudio, rádio e podcast.


A chegada do Streaming, na minha opinião, foi um dos grandes fatores do Boom do Podcast nos idos de 2017. O acesso ao Podcast foi facilitado. Hoje em dia são inúmeras as ofertas de agregadores e serviços streaming.


As maiores plataformas de Streaming são Netflix, YouTube, Spotify e Amazon Music, pra citar apenas algumas.


O streaming funciona como uma troca de dados constante entre um aparelho e um servidor. O internauta assiste o conteúdo em tempo real, as informações são enviadas em pequenos pacotes que podem ser consumidos quase que instantaneamente pelo usuário.


Assim, ele não precisa esperar receber o filme inteiro para poder assistir.


Artigo de Marcelo Madeira

 

Somos uma produtora de narrativas sonoras.

Produzimos Rádio Documentários e Contos Sonoros.


Estou disponibilizando 10 músicas do estúdio do Núcleo @Narraativo para você usar onde quiser gratuitamente; Rádio Novela, Spots, Campanhas Educativas, Áudio Dramas ou qualquer Podcast Narrativo.





4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo